A cena repete-se a cada compra: dezenas de opções de desodorantes e antitranspirantes nas prateleiras ou lojas virtuais e nem sempre você sabe qual o produto mais indicado para seu caso. Como descobrir?

Suor e termorregulação

Desodorantes e antitranspirantes são tão integrados ao dia a dia que boa parte das pessoas nunca parou para se perguntar se, afinal, existe alguma diferença nos rótulos… e, de fato, há uma tendência em tratar ambos como se fossem a mesma coisa. Só que não é bem assim – e, para entender a diferença, é preciso saber exatamente qual a função do suor no corpo.

Produzido pelas glândulas sudoríparas, o suor é uma solução aquosa que contém ureia, cloreto de sódio e outras substâncias. Triglicérides, ácidos graxos, amônia e carboidratos estão entre elas, além de algumas proteínas e íons como o potássio. Ele tem basicamente duas funções: a primeira é ajudar a eliminar essas substâncias do organismo, mas a principal é atuar na termorregulação do corpo.

Para funcionar bem, nosso organismo precisa manter-se numa estreita faixa de temperatura, em torno de 36 a 37 ºC, mais ou menos. Se a temperatura começa a subir, o corpo age para ficar longe de uma “zona de perigo”: é que, acima de 45 ºC, por exemplo, as células morrem e os órgãos internos deixam de funcionar.

O mecanismo de regulação começa com os termorreceptores, que estão espalhados por toda a pele. Eles detectam a variação de temperatura corporal ou no ambiente e enviam um sinal para o sistema nervoso central. Lá, o hipotálamo, localizado no centro do cérebro, recebe a mensagem e toma providências – entre elas, acionar o sistema nervoso simpático, que ativa as glândulas sudoríparas. O suor é produzido e, quando evapora, resfria o corpo: é a transpiração.

Desodorantes: combate ao mau cheiro

O que muitos não sabem é que o suor natural não tem cheiro. Não apenas porque as substâncias que ele elimina não têm, mas também porque é mais de 90% constituído simplesmente por água.

De onde vem o mau cheiro, então?

As substâncias excretadas pelo suor podem ser metabolizadas por microrganismos que colonizam a pele, como determinadas bactérias. As substâncias derivadas desse metabolismo são as que causam odores desagradáveis.

Aí, entra a ação dos desodorantes. Como sugere o nome, a função desses produtos é, essencialmente, desodorizar, ou seja, combater esses odores. Por isso, são indicados para quem não sua muito, por exemplo.

Para exercer sua função, os desodorantes contam com componentes na fórmula que atenuam o mau cheiro, incluindo fragrâncias, e outros com função bactericida e fungicida. O álcool etílico também figura entre os ingredientes mais comuns.

Antitranspirantes: mais performance e segurança

Os antitranspirantes, por sua vez, têm uma função mais específica, que é combater a transpiração. Eles contêm substâncias como os sais de alumínio, que, de forma segura, inibem a ação das glândulas sudoríparas, mantendo o corpo mais seco.

Antitranspirantes mais completos têm também ação desodorante, por conterem substâncias que combatem o odor e os microrganismos. Isso possibilita uma performance superior e mais segurança para o usuário.

Resumindo:

  • Desodorantes: combatem o mau odor e contêm bactericida, mas não protegem contra a transpiração;
  • Antitranspirantes: combatem a transpiração e contêm sais de alumínio responsáveis pela inibição do suor;
  • Desodorantes antitranspirantes: são os produtos mais completos do mercado, pois têm ação dupla, tanto na inibição do mau odor quanto no combate à transpiração.

Se você estiver em busca de produtos completos para maior segurança e conforto no seu dia a dia, conheça as linhas da Soffie. Todos os produtos são desodorantes antitranspirantes e contêm ativos de alta performance contra o excesso de suor, como o cloridrato de alumínio ativado, na linha Cross Edition , ou o tetraclorohidrex de alumínio zircônio, na linha CLINICAL. São oferecidas fragrâncias masculinas, femininas e opções sem perfume, o que garante pleno controle da transpiração e do mau odor. Clique aqui e conheça.