Entenda porque suor não significa emagrecimento

O suor sempre aparece como um indicador de resultado do esforço em algum exercício físico.
Naturalmente, quanto maior a transpiração, maior a sensação de “dever cumprido” durante
uma atividade. Mas até que ponto o suor está relacionado à perda de peso?

Por imaginar que transpirar mais significa perda de peso, algumas pessoas se agasalham ou
tomam medidas semelhantes para aumentar o volume de transpiração durante os treinos.

A transpiração não tem ligação direta com a queima calórica, como muitos imaginam. Como já
abordamos no artigo sobre suor na adolescência, o suor nada mais é do que uma ação do
organismo para equilibrar sua temperatura em momentos de instabilidade.

Portanto, transpirar mais não ajudará na queima de gordura. Muitos fatores influenciam a
quantidade de suor que o corpo libera, como o tipo da atividade física, ambiente (ao ar livre,
com sol, etc.), umidade do ar, sexo, peso entre outros. Nessas condições o cérebro ativa o
chamado sistema nervoso simpático para que o corpo comece a transpirar e possa controlar
melhor a sua temperatura.

Dependendo destas circunstâncias o corpo humano pode perder até 7,5 litros de suor, se
exposto principalmente a esforços físicos contínuos (corridas, caminhadas rápidas, pedalada,
etc.).

Durante uma atividade física, o calor produzido pelo corpo é levado até a pele para ser
dissipado, motivo pelo qual algumas pessoas costumam ficar com a pele avermelhada.

Agora que você já sabe como funciona o suor produzido pelo seu corpo, vamos pensar na
perda de peso.

É normal perder peso depois de um treino em que transpiramos muito?

Sim. Naturalmente se apresenta uma diferença de peso significativa após um exercício. Porém,
essa diferença é muito mais relacionada à perda de líquido no suor do que propriamente pela gordura queimada.

Lutadores, em dia de pesagem, usam essa tática para estarem com o peso ideal e serem aprovados para a luta. Portanto, ao se hidratar a pessoa repõe o peso perdido com o suor. O ideal é que, durante uma atividade física de alto impacto, a reposição seja de 1,5 litros de água, para evitar a desidratação.

Um ponto importante é que, com o aumento da transpiração, a possibilidade da pessoa
desenvolver mau odor t ambém aumenta. Isso acontece pelo contato do suor com bactérias
que estão, na maioria das vezes, nas axilas. O ideal é utilizar antitranspirantes com alto nível de proteção para suportar toda a atividade física.

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